Conseguimos
tirar o carimbo de “Sindicato do Crime” de nossa entidade
Há nove anos assumi a
presidência do Sindicato com o objetivo de promover uma grande e significativa
mudança da forma de representar esta categoria, que é indiscutivelmente a maior
da América Latina. A primeira ação foi
somar esforços com companheiros na diretoria executiva, conselho fiscal,
delegados, cipeiros, que tivessem experiência nas bases e compromisso em lutar
pelos interesses da categoria.
Não por acaso, até hoje
a maioria deles são fieis e estão ao nosso lado, nos ajudando nas lutas e sendo
respeitados pelos trabalhadores nas garagens do sistema nas quais militam incansavelmente.
Livramos
a entidade da pecha de “Sindicato do Crime”, que marcava negativamente sua
imagem. Com trabalho sério e focado apenas nas necessidades
dos companheiros, revertemos este cenário, sendo hoje reconhecimento com
representante legítimo dos trabalhadores em transporte urbano da capital, além
de fonte confiável tanto para a sociedade como para a grande imprensa.
Outra herança maldita
de gestões anteriores que resolvemos, graças ao trabalho competente de nossa
equipe administrativa, foi colocar as contas do Sindicato em dia, estando com o
nome limpo e a moral restabelecida de uma entidade com credibilidade. Investimos
de forma considerável em infraestrutura ampliando o número de serviços
oferecidos em nossa sede, na Liberdade, além da construção e reforma das
subsedes (Norte / Leste / Sul / Sudeste) que atendem os companheiros mais
próximos das regiões nas quais trabalham.
Ao contrário de gestões
anteriores que demoliram a moral da categoria, com perdas e mais perdas em seus
benefícios, nossa gestão virou o jogo com vitórias nas Campanhas Salariais
marcadas por grandes reajustes salariais acima da inflação, números expressivos
em PLR e ticket-refeição, além da ampliação de conquistas em cláusulas sociais.
Na última Campanha,
inclusive, tivemos que superar os maus patrões e os inimigos da categoria para
fechar mais um excelente, que teve como carro-chefe o reajuste nos salários em
10% (dez por cento).
Lutamos bravamente pela
manutenção dos cobradores em seus postos de trabalho derrubando ações na calada
da noite dos ex-vereadores Quito Formiga e Antonio Carlos Rodrigues, que
tentaram na calada da noite retirar esta importante função da categoria.
No item Saúde e
Segurança no Trabalho, os maus patrões e suas práticas abusivas foram
literalmente quebradas pela formação de Comissões de Garagem e cipeiros
atuantes, combativos e engajados com o bem-estar da categoria, ajudando a
melhorar as condições de trabalho nas 32 garagens do sistema.
Fortalecemos ainda mais
a representação da categoria em níveis Estadual e Nacional com a filiação a
Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de São Paulo (NCST), na
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Terrestre (CNTTT) e na
Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário.
Esta unidade de grandes
entidades do transporte, somada a participação de nossas lideranças, foi
responsável por uma das grandes vitórias do movimento sindical brasileiro, com
a regulamentação da profissão de motorista (Lei 12.619/2012), após quase 30
anos sofrendo boicote de lobistas dos patrões pelos corredores do Congresso
Nacional.
Transformamos o descaso
dos representantes da São Paulo Transportes (SPTrans) numa enorme paralisação
no sistema, onde os companheiros cruzaram os braços em sinal de protesto contra
as multas do RESAM. Resultado: os trabalhadores estão livres deste problema que
os obrigavam a pagar duas multas para alimentar o sistema fraudulento.
No ano passado com a
força dos trabalhadores nas garagens elegemos como vereador o companheiro Vavá
do Transporte, que veio das bases e tem uma trajetória de luta juntamente com a
nossa diretoria.
Em poucos meses de
mandato já protocolou três Projetos de Lei, sendo que o referente à
“Infraestrutura nos Pontos de Ônibus”, recebeu apreciação e sanção do prefeito
Fernando Haddad.
E recentemente
organizamos junto aos companheiros nas garagens a Operação “Recolhe Condubus”,
recolhendo os documentos que lhes foram impostos pela SPTrans em sacos de lixo.
O próximo passo é acabar definitivamente com este problema, dando um basta a
mais uma intransigência contra os trabalhadores.
Portanto, condutores
natos, é com este histórico de trabalho e espírito democrático na tomada das
decisões que venho aqui pedir o seu voto aos representantes da CHAPA 1 SEMPRE
AO LADO DA CATEGORIA para nos dias 25 E 26
DE JULHO darmos continuidade aos grandes momentos vividos por esta categoria,
que recuperou a autoestima e transformou-se em referência no movimento
sindical.
Quem
é do BEM e preza pela verdade merece e
deve continuar!
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