Na sociedade da comunicação, os avanços tecnológicos, mudaram o mundo
Os avanços tecnológicos, de fato
mudaram o mundo. Ao longo dos anos o homem evoluiu e descobriu novas técnicas
para facilitar seu modo de vida, ou seja, com o tempo o modo de pensar também
mudou e ao longo dos séculos provocando verdadeiras revoluções no comportamento
cultural das pessoas. Primeiro veio a
Revolução Agrícola, na qual o homem descobre que não precisava plantar
alimentos, só para seu consumo próprio; depois surge a Revolução Industrial,
caracterizada pela produção em série de bens de consumo.
Agora, vivemos na
"fantástica" Revolução da Informação, que diariamente como um passe
de mágica, se renova e faz a informação circular com rapidez, para melhorar o
mundo dos negócios e transformar culturas espalhadas pelo planeta. Acredito que é justamente esta magia, que tem
mudado e forjado novo comportamento nas pessoas, que muitas vezes prefere se
comunicar a distância, a ter que se deslocar e enfrentar os perigos e os
imprevistos da vida pós-moderna.
Antigamente as empresas viviam
pura e exclusivamente pelo lucro, atualmente, mesmo visando-o, a satisfação do
cliente (consumidor) de seus produtos ou serviços está em primeiro plano, que
através do marketing e, por necessidades lógicas de como se posicionar no mundo
dos negócios, as empresas consideradas “umbigo” saí de cena, e entra aquelas
mais abertas para o mundo, com gestão compartilhada, motivacional e sem
autoritarismo.
No meio deste fogo cruzado
motivado pela concorrência na busca da preferência das pessoas, fica a
comunicação. Dela se espera, para gerenciar e administrar conflitos, atuação
firme em um cenário de muita transparência que possa garantir sua credibilidade
perante um público cada vez mais crítico e participativo nas decisões.
Em todos os seguimentos a
comunicação ganha lugar estratégico que motive os ânimos e garanta o padrão de
credibilidade entre os demais agentes que se relacionam. Porém, ela tem que ser
trabalhada através de técnicas jornalísticas e de marketing, com o objetivo de
se garantir o melhor feedback possível.
O advento da internet trouxe
profundas mudanças na forma de se comunicar no rádio, TV, meios impressos.
Devido ela, alterou-se o fluxo engessado da comunicação (Emissor – Mensagem –
Receptor).
Agora não há mais só emissor ou
só receptor, a comunicação se tornou instantânea via multimídia. E, não é só o
jornalista que produz conteúdo, e a mídia convencional foi parar na WEB (World
Wide Web) e nas redes sociais. Nela o GOOGLE virou buscador universal na rede,
e as informações viraram públicas.
Nas redes sociais, pequenos
grupos em torno do mesmo objetivo se juntam e tornam o mundo sem fronteiras via
a internet, que por sua vez abriu novos espaços a um custo barato, em que as
pessoas se relacionam com mais interatividade e com possibilidades infinitas de
poder opinar livremente.
Com o aumento
do fluxo e quantidade de informações, em que nossos sentidos são bombardeados
pelos diferentes meios de infromação e as diversas tendencias, nos obriga
interessar e conhecer qual o processo e as alterações que sofre uma notícia
desde o momento em que se verifica o fato que a origina até aquele em que surge
diante dos nossos olhos.
O gênero da informação depende de
quem veicula, de quem a gera, se uma instituição governamental ou não, da
empresa o celebridade, que gerará a informação, que por sua vez ganha mais
importância e exatidão, se tiver um valor universal, se é relevante ou se
provocará mudanças ou não na rotina das pessoas, se o se impacto provocará
estragos políticos e econômicos etc.
Por fim, antes de 1945 não havia
reuniões ou conferências de imprensa, nem inúmeras entrevistas ou declarações
que hoje vemos com mais freqüência, quer para imprensa, quer para televisão,
rádio e internet. Atualmente encontramos informações com mais facilidade. Esta
é uma característica marcante da sociedade de comunicação, onde quem tem a
informação sente-se incitado a oferecê-la ao público.
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