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terça-feira, 23 de julho de 2013

Agora, vivemos na "fantástica" Revolução da Informação

Na sociedade da comunicação, os avanços tecnológicos, mudaram o mundo
Os avanços tecnológicos, de fato mudaram o mundo. Ao longo dos anos o homem evoluiu e descobriu novas técnicas para facilitar seu modo de vida, ou seja, com o tempo o modo de pensar também mudou e ao longo dos séculos provocando verdadeiras revoluções no comportamento cultural das pessoas.  Primeiro veio a Revolução Agrícola, na qual o homem descobre que não precisava plantar alimentos, só para seu consumo próprio; depois surge a Revolução Industrial, caracterizada pela produção em série de bens de consumo.

Agora, vivemos na "fantástica" Revolução da Informação, que diariamente como um passe de mágica, se renova e faz a informação circular com rapidez, para melhorar o mundo dos negócios e transformar culturas espalhadas pelo planeta.  Acredito que é justamente esta magia, que tem mudado e forjado novo comportamento nas pessoas, que muitas vezes prefere se comunicar a distância, a ter que se deslocar e enfrentar os perigos e os imprevistos da vida pós-moderna.

Antigamente as empresas viviam pura e exclusivamente pelo lucro, atualmente, mesmo visando-o, a satisfação do cliente (consumidor) de seus produtos ou serviços está em primeiro plano, que através do marketing e, por necessidades lógicas de como se posicionar no mundo dos negócios, as empresas consideradas “umbigo” saí de cena, e entra aquelas mais abertas para o mundo, com gestão compartilhada, motivacional e sem autoritarismo.

No meio deste fogo cruzado motivado pela concorrência na busca da preferência das pessoas, fica a comunicação. Dela se espera, para gerenciar e administrar conflitos, atuação firme em um cenário de muita transparência que possa garantir sua credibilidade perante um público cada vez mais crítico e participativo nas decisões.

Em todos os seguimentos a comunicação ganha lugar estratégico que motive os ânimos e garanta o padrão de credibilidade entre os demais agentes que se relacionam. Porém, ela tem que ser trabalhada através de técnicas jornalísticas e de marketing, com o objetivo de se garantir o melhor feedback possível.

O advento da internet trouxe profundas mudanças na forma de se comunicar no rádio, TV, meios impressos. Devido ela, alterou-se o fluxo engessado da comunicação (Emissor – Mensagem – Receptor).

Agora não há mais só emissor ou só receptor, a comunicação se tornou instantânea via multimídia. E, não é só o jornalista que produz conteúdo, e a mídia convencional foi parar na WEB (World Wide Web) e nas redes sociais. Nela o GOOGLE virou buscador universal na rede, e as informações viraram públicas.

Nas redes sociais, pequenos grupos em torno do mesmo objetivo se juntam e tornam o mundo sem fronteiras via a internet, que por sua vez abriu novos espaços a um custo barato, em que as pessoas se relacionam com mais interatividade e com possibilidades infinitas de poder opinar livremente.  

Com o aumento do fluxo e quantidade de informações, em que nossos sentidos são bombardeados pelos diferentes meios de infromação e as diversas tendencias, nos obriga interessar e conhecer qual o processo e as alterações que sofre uma notícia desde o momento em que se verifica o fato que a origina até aquele em que surge diante dos nossos olhos.

O gênero da informação depende de quem veicula, de quem a gera, se uma instituição governamental ou não, da empresa o celebridade, que gerará a informação, que por sua vez ganha mais importância e exatidão, se tiver um valor universal, se é relevante ou se provocará mudanças ou não na rotina das pessoas, se o se impacto provocará estragos políticos e econômicos etc.


Por fim, antes de 1945 não havia reuniões ou conferências de imprensa, nem inúmeras entrevistas ou declarações que hoje vemos com mais freqüência, quer para imprensa, quer para televisão, rádio e internet. Atualmente encontramos informações com mais facilidade. Esta é uma característica marcante da sociedade de comunicação, onde quem tem a informação sente-se incitado a oferecê-la ao público.

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