Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Por de trás de nossa eleição há interesses de todos os lados

Membros do CMTT tomam posse na Biblioteca Mário de Andrade

Na sexta-feira (02/08) os membros do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT) da cidade de São Paulo, se reuniram pela primeira vez em ato solene de posse no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade no centro da cidade. Indicados pelo presidente do Sindicato dos Motoristas – SP, Isao Hosogi (Jorginho), quem representará o conselheiro da entidade como titular será o Nailton Francisco de Souza (Nailton Porreta) e seu suplente o Domingos.

Ao se utilizar da palavra Nailton Porreta, parabenizou o prefeito Fernando Haddad pela iniciativa de criar um órgão que servirá e garantirá uma gestão democrática e a participação popular na proposição, de diretrizes destinadas ao planejamento e à aplicação dos recursos orçamentários no setor de transportes.

Disse também, que acompanhará com uma “Lupa” a gestão financeira do sistema de transporte coletivo por ônibus da capital paulista. “Esse conselho veio em boa hora, justamente após as legítimas mobilizações lideradas pelo Movimento Passe Livre. Hoje, por exemplo, sabemos que a margem de lucro dos patrões é de 6,78%. Mesmo assim, em nossas campanhas salariais eles choram, clamam e apresentam sempre dificuldades financeiras”.

Em tom de desabafo, pediu para que os demais conselheiros não acreditassem em notícias plantadas na imprensa, justamente em momentos como esse de mudanças estruturais no sistema de transporte e de eleição da nova diretoria do Sindicato dos Motoristas – SP. E que como os interesses são variados, muita coisa surge para enfraquecer a luta da categoria.

“Por de trás de nossa eleição há interesses de todos os lados. Quando lutamos por melhorias salariais, qualidade de trabalho e por mais investimentos no setor, sabemos que se forem atendidas, refletirão decisivamente na prestação do serviço para a população e os usuários. Ontem ouvi na Rádio CBN uma matéria sobre de que forma os empresários driblam a legislação de licitação pública, esta prática precisa ser banida”.

Em sua opinião muitas empresas de fato “maquiam” os números, sonegam impostos e deixam de depositar o Fundo de Garantia do Trabalhador (FGTS), mesmo assim conseguem participar de uma concorrência pública. De que é preciso colocar no edital de licitação algo que proíba esta prática na qual a empresa muda de nome, deixa dívidas trabalhistas e se apresentam com outra “roupagem” e concorrem do mesmo jeito.


De acordo com Nailton Porreta, o secretário Municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, tem que desautorizar os táxis de circular nos corredores de ônibus, reafirmar o compromisso do poder público em manter os postos de trabalho dos cobradores de ônibus. Criado pelo Decreto 54.058/13 o CMTT é órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo e participativo em questões relacionadas às ações de mobilidade urbana executadas pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário