Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Atitude corajosa e comprometida com a classe garantirá Aposentadoria Especial

Luta pela conquista da Aposentadoria Especial chega no Senado Federal

Na terça-feira (20/08), o  presidente do Sindicato dos Motoristas - SP, Isao Hosogi (Jorginho), esteve em Brasília reunido com o senador Paulo Paim (PT/RS) e Valter Pinheiro (PT/BA). O objetivo do encontro foi solicitar dos senadores para que apresente um Projeto de Lei que garante a Aposentadoria Especial aos 25 anos de trabalho independente da idade, para todos os trabalhadores (as) em transportes.

Ao receberem cópias das perícias técnicas e dos processos sobre a exposição dos motoristas e cobradores a situação de Vibração de Corpo Inteiro (VCI), que a entidade moveu contra as empresas de ônibus urbano da cidade de São Paulo, além das sentenças julgadas favoráveis, que obriga as empresas: Viação Campo Belo I e II, Viação Cidade Dutra; Expandir e Via Sul Taboão a pagarem 20% sobre o salário mínimo de adicional de insalubridade, os parlamentares se comprometeram em defender nossa causa.

De acordo com Jorginho, sua ida no Senado Federal foi importantíssima, pois segundo fontes seguras, a Associação Nacional Transporte Urbano (ANTU) que representa os empresários em todo país, com freqüência fazem lobby no Congresso Nacional na tentativa de mudar as Normas Regulamentadoras: NR-9 e NR-15, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que trata sobre exposição ocupacional à VCI.

"Depois que a patronal começou a perder os processos na Justiça do Trabalho e sabem, que em breve serão obrigados a reconhecer e pagar nosso adicional de insalubridade, se apavoraram e tentam pressionar deputados e o MTE para que mude a regra do jogo nos momentos finais da partida. Por várias vezes já afirmei e jamais vou abandonar esta bandeira de luta", disse.


Como argumentos plausíveis, foi relatado para os senadores que os estudos sobre o nível de exposição dos profissionais em situação prejudicial a sua saúde teve início em 2005, sendo que em 2010, com atitude corajosa e comprometida com a classe, a maioria da diretoria do sindicato, liderada por Jorginho, não pensaram duas vezes e autorizou o Departamento Jurídico a ingressar com ações contra todas as empresas de ônibus urbano da capital paulista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário