Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

SINDMOTORISTAS – SP prioriza Saúde e Segurança no Trabalho na CCT


Desde 2005, que consta na CCT - Convenção Coletiva de Trabalho – assinada entre o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SINDMOTORISTAS – SP) e Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPURBANUSS) cláusulas sobre Saúde e Segurança no Trabalho e outras específicas para os trabalhadores do setor de manutenção. Das 76 cláusulas, 23 são voltadas para estas finalidades.

Preocupadas com as mudanças simultâneas na economia, sociedade, relações de trabalho e no ser humano, a partir de 2019, a Secretaria de Saúde de Assuntos da Manutenção e Formação da entidade, atuarão conjuntamente e conscientizarão os trabalhadores (as) para que adotem uma visão permanente de prevenção; exigirá das empresas o cumprimento da CCT e desenvolverão ações para eliminar Acidentes de Trabalho na categoria.

Os representantes dos trabalhadores (as) na CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – receberão formação constante sobre os temas: Garantias Legais e Normas Regulamentadoras (NRs); Meio Ambiente, Acidentes, Lições e Soluções de práticas bem sucedidas, via intercâmbio de experiências internacionais em segurança no trabalho.

O Seminário Bienal de Cipeiro, garantido na Cláusula 34ª da CCT, será utilizado como ferramenta importante no desafio de promover a saúde e o bem estar dos funcionários (as) nas empresas de ônibus urbano de São Paulo. Assuntos como: a prática clinica de promoção de saúde no combate à obesidade, estresse, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, adoção de hábitos saudáveis e atividades físicas, serão amplamente debatidos.

As perspectivas e os impactos negativos da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) na SST - Saúde e Segurança no Trabalho - os desafios profissionais e empresariais para não deixar que a busca fácil do lucro se sobreponha à vida. Orientações jurídicas frente às mudanças na legislação trabalhistas e previdenciária serão passadas para todos que militam na missão de combater ambientes insalubres, periculosos para preservar vidas.

De acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social, cerca de sete brasileiros perdem a vida todos os dias em acidentes de trabalho no Brasil, totalizando uma média de 2.500 óbitos a cada ano no país. Aprofundar todos os temas relacionados à SST diante da realidade, fazer parcerias consistentes com todos os órgãos oficiais a fim de construir um projeto de melhoria das condições de trabalho, saúde e segurança, contribuirá para sairmos desta lamentável situação.

Esses números alarmantes colocam o Brasil na quarta posição mundial em relação a quantidade de mortes, perde apenas para a China, os Estados Unidos e a Rússia, segundo dados divulgados recentemente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O número total de acidentes registrados a cada ano também é considerado extremamente alto e, por mais que novas medidas são adotadas na prevenção deles, basta apenas observar as estatísticas dos últimos anos para perceber que nenhum resultado significativo de fato aconteceu.

Por: Nailton Francisco de Souza, Diretor Nacional de Comunicação da Nova Central.


Nenhum comentário:

Postar um comentário