O surgimento e consolidação do DTM – Departamento dos Trabalhadores da
Manutenção do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário
Urbano de São Paulo (SINDMOTORISTAS – SP), só foi possível devido a iniciativa
de Edivaldo Santiago da Silva, então presidente da entidade na época e que no
dia (05/10/2001) convocou na sede central do sindicato uma grande Plenária dos
Trabalhadores (as), para discutir assuntos relacionados ao Setor de Manutenção.
Posteriormente em assembleia realizada dia (24/10/2001), os trabalhadores
e a diretoria plena da entidade aprovaram uma pauta de reivindicações
específica do setor e elegeram a CPAM – Comissão Permanente para Assuntos da
Manutenção – que deveria encaminhar e negociar com o sindicato patronal
(TRANSURB) as demandas e problemas das garagens.
No 5º Congresso dos Condutores – SP, realizado nos dias (12, 13 e
14/02/2003) foi aprovado instituir no SINDMOTORISTAS – SP, em substituição a
CPAM o Departamento dos Trabalhadores da Manutenção. Na Campanha Salarial de
(2002 e 2003), a CPAM atuou e participou ativamente das mobilizações na base e
das negociações na TRANSURB.
Mesmo diante de uma conjuntura adversa, no dia (04/04/2003) foi realizado
o “1º Encontro dos Trabalhadores da Manutenção”, no Clube de Campo em Santa
Isabel/SP. Por unanimidade os participantes aprovaram um Plano de Organização
Sindical no Setor de Manutenção e elegeram os membros da coordenação do DTM,
que escolheram Nailton Francisco de Souza como o coordenador geral do grupo.
Em 2014, com Luiz Gonçalves (Luizinho) presidente, o DTM passou a
funcionar com toda infraestrutura (sala, computar e secretária) oferecida pela
entidade e realizaram quatro plenárias, dez reuniões com os membros do Conselho
Consultivo e Coordenadores Regionais do DTM, assembleias em todas as garagens
do sistema, participação no 6° Congresso da Categoria, do Seminário com os
funcionários (as) do Sindicato, além de obter resultados satisfatórios na Campanha
Salarial - 2004.
Dos dias 27 a 28/07/2004 aconteceu o “2º Encontro dos Trabalhadores do
Setor de Manutenção”, também no Clube de Campo da Categoria em Santa Isabel/SP,
onde foi aprovado o Regimento de Funcionamento do DTM. Depois do remanejamento
do presidente Luizinho no mês de agosto – 2004, seu sucessor Isao Hosogi
(Jorginho), também apoiou as ações do Departamento que conseguiu promover os
funcionários “Fora de Função” de 11 (onze) empresas do sistema.
A Coordenação do DTM começou o ano de 2005 em pleno vapor. Preparou a
pauta com novas reivindicações, realizou assembleias nas garagens, fizeram
levantamento das condições de trabalho em todas as garagens, incentivou à
sindicalização, participou das negociações da Campanha Salarial – 2005 e
conquistaram a inclusão de 12 (doze) Cláusulas específicas do setor na CCT -
Convenção Coletiva de Trabalho 2005/06.
No mesmo local dos anteriores, o “3º Encontro dos Trabalhadores da
Manutenção” foi realizado nos dias (27 e 28/07/2005), em que temas como:
Cooperativa Habitacional, Instituto O Resgate e Nova Central Sindical de
Trabalhadores (NCST), ganharam destaques pela importância para ajudar na luta
da categoria.
Em 2006, o DTM divulga seu calendário de ações para o ano, com a intenção
de manter os trabalhadores (as) informados sobre o trabalho que seria
desenvolvido pelo sindicato. No início do ano participamos ativamente da campanha
que cobrou do poder público investimento na frota de ônibus, na infraestrutura
viária e na qualificação profissional, com objetivos de melhorar o Transporte
Coletivo Urbano da Cidade de São Paulo.
No dia 24/02/2006 realizou-se a 1ª reunião do ano com os membros do
Conselho Consultivo do DTM. Os trabalhadores (as) do setor de manutenção
participaram da paralização realizada dia (07/03/2006), que garantiu o
pagamento dos salários atrasados. Na Campanha Salarial – 2006 os membros do DTM
participaram ativamente da Comissão de Negociação Salarial e, no dia
(06/04/2006) contribuíram no debate no Seminário de Preparação das Negociações.
Encerramos a Campanha e garantimos 23 Cláusulas específicas que
beneficiaram os trabalhadores (as) do setor de manutenção na CCT – Convenção
Coletiva de Trabalho. Lutamos pela melhoria do Transporte Coletivo Urbano na
cidade de São Paulo e denunciamos o sucateamento da frota de ônibus e
apresentamos o resultado da pesquisa feito nas garagens, referente às condições
precárias dos veículos.
Nos dias 27 e 17/07/2006 no Clube de Campo da Categoria em Santa
Isabel/SP organizamos o “4º Encontro dos Trabalhadores da Manutenção”. Na ocasião
avaliamos os avanços conquistados pelo SINDMOTORISTAS – SP na CCT e definimos
um plano de luta e ações, além de aprovar total apoio para os candidatos:
Renato Oliveira Deputado Estadual e Valdevan Noventa Deputado Federal.
Também denunciamos a defasagem salarial no Grupo VIP, reforçamos para que os trabalhadores (as) denunciassem as empresas que insistiam não cumprir cláusulas da CCT. No dia 30/11/2006 – aconteceu à última Plenária dos Trabalhadores da Manutenção no ano.
Também denunciamos a defasagem salarial no Grupo VIP, reforçamos para que os trabalhadores (as) denunciassem as empresas que insistiam não cumprir cláusulas da CCT. No dia 30/11/2006 – aconteceu à última Plenária dos Trabalhadores da Manutenção no ano.
Por: Nailton Francisco de Souza, Coordenador Geral da Comissão de Negociação
Salarial da Campanha Salarial – 2018.
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