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sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Avaliação da atuação do DTM do SINDMOTORISTAS – SP de 2003 a 2006


O surgimento e consolidação do DTM – Departamento dos Trabalhadores da Manutenção do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SINDMOTORISTAS – SP), só foi possível devido a iniciativa de Edivaldo Santiago da Silva, então presidente da entidade na época e que no dia (05/10/2001) convocou na sede central do sindicato uma grande Plenária dos Trabalhadores (as), para discutir assuntos relacionados ao Setor de Manutenção.

Posteriormente em assembleia realizada dia (24/10/2001), os trabalhadores e a diretoria plena da entidade aprovaram uma pauta de reivindicações específica do setor e elegeram a CPAM – Comissão Permanente para Assuntos da Manutenção – que deveria encaminhar e negociar com o sindicato patronal (TRANSURB) as demandas e problemas das garagens.

No 5º Congresso dos Condutores – SP, realizado nos dias (12, 13 e 14/02/2003) foi aprovado instituir no SINDMOTORISTAS – SP, em substituição a CPAM o Departamento dos Trabalhadores da Manutenção. Na Campanha Salarial de (2002 e 2003), a CPAM atuou e participou ativamente das mobilizações na base e das negociações na TRANSURB.

Mesmo diante de uma conjuntura adversa, no dia (04/04/2003) foi realizado o “1º Encontro dos Trabalhadores da Manutenção”, no Clube de Campo em Santa Isabel/SP. Por unanimidade os participantes aprovaram um Plano de Organização Sindical no Setor de Manutenção e elegeram os membros da coordenação do DTM, que escolheram Nailton Francisco de Souza como o coordenador geral do grupo.

Em 2014, com Luiz Gonçalves (Luizinho) presidente, o DTM passou a funcionar com toda infraestrutura (sala, computar e secretária) oferecida pela entidade e realizaram quatro plenárias, dez reuniões com os membros do Conselho Consultivo e Coordenadores Regionais do DTM, assembleias em todas as garagens do sistema, participação no 6° Congresso da Categoria, do Seminário com os funcionários (as) do Sindicato, além de obter resultados satisfatórios na Campanha Salarial - 2004.

Dos dias 27 a 28/07/2004 aconteceu o “2º Encontro dos Trabalhadores do Setor de Manutenção”, também no Clube de Campo da Categoria em Santa Isabel/SP, onde foi aprovado o Regimento de Funcionamento do DTM. Depois do remanejamento do presidente Luizinho no mês de agosto – 2004, seu sucessor Isao Hosogi (Jorginho), também apoiou as ações do Departamento que conseguiu promover os funcionários “Fora de Função” de 11 (onze) empresas do sistema.

A Coordenação do DTM começou o ano de 2005 em pleno vapor. Preparou a pauta com novas reivindicações, realizou assembleias nas garagens, fizeram levantamento das condições de trabalho em todas as garagens, incentivou à sindicalização, participou das negociações da Campanha Salarial – 2005 e conquistaram a inclusão de 12 (doze) Cláusulas específicas do setor na CCT - Convenção Coletiva de Trabalho 2005/06.

No mesmo local dos anteriores, o “3º Encontro dos Trabalhadores da Manutenção” foi realizado nos dias (27 e 28/07/2005), em que temas como: Cooperativa Habitacional, Instituto O Resgate e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), ganharam destaques pela importância para ajudar na luta da categoria.

Em 2006, o DTM divulga seu calendário de ações para o ano, com a intenção de manter os trabalhadores (as) informados sobre o trabalho que seria desenvolvido pelo sindicato. No início do ano participamos ativamente da campanha que cobrou do poder público investimento na frota de ônibus, na infraestrutura viária e na qualificação profissional, com objetivos de melhorar o Transporte Coletivo Urbano da Cidade de São Paulo.

No dia 24/02/2006 realizou-se a 1ª reunião do ano com os membros do Conselho Consultivo do DTM. Os trabalhadores (as) do setor de manutenção participaram da paralização realizada dia (07/03/2006), que garantiu o pagamento dos salários atrasados. Na Campanha Salarial – 2006 os membros do DTM participaram ativamente da Comissão de Negociação Salarial e, no dia (06/04/2006) contribuíram no debate no Seminário de Preparação das Negociações.

Encerramos a Campanha e garantimos 23 Cláusulas específicas que beneficiaram os trabalhadores (as) do setor de manutenção na CCT – Convenção Coletiva de Trabalho. Lutamos pela melhoria do Transporte Coletivo Urbano na cidade de São Paulo e denunciamos o sucateamento da frota de ônibus e apresentamos o resultado da pesquisa feito nas garagens, referente às condições precárias dos veículos.

Nos dias 27 e 17/07/2006 no Clube de Campo da Categoria em Santa Isabel/SP organizamos o “4º Encontro dos Trabalhadores da Manutenção”. Na ocasião avaliamos os avanços conquistados pelo SINDMOTORISTAS – SP na CCT e definimos um plano de luta e ações, além de aprovar total apoio para os candidatos: Renato Oliveira Deputado Estadual e Valdevan Noventa Deputado Federal.

Também denunciamos a defasagem salarial no Grupo VIP, reforçamos para que os trabalhadores (as) denunciassem as empresas que insistiam não cumprir cláusulas da CCT. No dia 30/11/2006 – aconteceu à última Plenária dos Trabalhadores da Manutenção no ano.

Por: Nailton Francisco de Souza, Coordenador Geral da Comissão de Negociação Salarial da Campanha Salarial – 2018.

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