Aumentar a lista de trabalhadores
(as) filiados ao sindicato é uma tarefa difícil – sobretudo nos tempos em que
vivemos, quando políticos e patrões tentam enfraquecer cada vez mais o
movimento sindical. Nessas condições, é fundamental redobrar os esforços para
mostrar a importância da entidade no futuro dos direitos da categoria.
É preciso mostrar à base que
você representa por que é importante se sindicalizar. Já existem vários fatores
externos que tornam a missão de conquistar novos filiados complicada por si só.
Dirigentes sindicais não podem permitir que barreiras internas dificultem ainda
mais esse processo!
Se as pessoas interessadas
não encontram a entidade nas mídias sociais, ou têm dificuldade para achar as
informações no site, já perdem boa parte do ânimo em se sindicalizar. Pois em
tempos de disputas políticas, os sindicatos estão na mira para serem
marginalizados e taxados como “aqueles que não trabalham”. E ter um site e
mídias sociais que não mostrem o trabalho do sindicato leva a categoria a
pensar que o sindicato realmente não trabalha.
O efeito pode ser ainda pior
caso a categoria se depare com um material produzido de qualquer maneira, sem
capricho ou visualmente desagradável. Acredite! Na hora de escolher se vai se
sindicalizar ou não, o trabalhador (a) levará em consideração a forma como sua
entidade se apresenta.
Além das ações voltadas para
o mundo digital, também é preciso ter uma estratégia para dialogar com a base
fora do computador, de preferência a partir de meios que cheguem diretamente ao
local de trabalho. Quem ainda não é filiado, geralmente não
frequenta eventos e atividades presenciais do sindicato.
Se um trabalhador estiver
interessado em conhecer a atuação da entidade, provavelmente a primeira coisa
que irá fazer é verificar os canais de comunicação online. E aí, se esses meios
não forem atrativos e ele não conseguir enxergar a atuação do sindicato, nem se
dará ao trabalho de procurar o sindicato.
Muitas vezes, alguns
processos parecem simples e intuitivos, não é verdade? Alguns podem achar que
qualquer pessoa pode cuidar da comunicação do sindicato. Aí vai uma verdade
dura: a sua categoria vai perceber quando o trabalho não estiver sendo feito de
forma cuidadosa e com qualidade. Por isso, tenha uma comunicação profissional
para cuidar disso. Já pensou que alguns novos filiados já são suficientes para
recuperar esse investimento?
Procure formas de
aperfeiçoar requisições de filiação ou de denúncia. Se precisar solicitar
informações dos trabalhadores, pense em uma logística na qual o trabalhador não
precise passar mais do que poucos minutos preenchendo formulários. Facilite a
vida da base! Ter funcionários bem preparados na sede do sindicato também faz
toda a diferença. Tenha uma equipe capacitada para realizar atendimentos
presenciais e telefônicos.
Também é fundamental
proporcionar formação política constante aos funcionários da entidade, para que
entendam o que está em disputa e qual o projeto e visão da diretoria. Formação
política Compartilhe decisões e novidades com todos os que trabalham na
entidade, para que as dúvidas dos trabalhadores possam ser respondidas
rapidamente, sem precisar consultar a diretoria todas às vezes.
Um erro muito comum dos
sindicatos é tomar decisões sem envolver os trabalhadores no processo. Antes de
tomar decisões que vão afetar o cotidiano de todos, tire um tempo para ouvir os
trabalhadores. Veja se eles possuem sugestões que podem contribuir com as ações
e os deixem cientes do processo que virá. Consulte Converse com a categoria – e
isso significa que você deve escutá-la e levar seus apontamentos e sugestões na
tomada de decisões.
Lembre-se: diálogo é troca,
e não apenas fingir que está escutando até ser a sua vez de falar de novo.
Construa sua gestão coletivamente e veja a diferença que isso faz na imagem que
seu sindicato passa para os trabalhadores!
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