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segunda-feira, 1 de abril de 2019

Modelo de comunicação que o sindicato precisa ter para conquistar mais filiados


Aumentar a lista de trabalhadores (as) filiados ao sindicato é uma tarefa difícil – sobretudo nos tempos em que vivemos, quando políticos e patrões tentam enfraquecer cada vez mais o movimento sindical. Nessas condições, é fundamental redobrar os esforços para mostrar a importância da entidade no futuro dos direitos da categoria.

É preciso mostrar à base que você representa por que é importante se sindicalizar. Já existem vários fatores externos que tornam a missão de conquistar novos filiados complicada por si só. Dirigentes sindicais não podem permitir que barreiras internas dificultem ainda mais esse processo!

Se as pessoas interessadas não encontram a entidade nas mídias sociais, ou têm dificuldade para achar as informações no site, já perdem boa parte do ânimo em se sindicalizar. Pois em tempos de disputas políticas, os sindicatos estão na mira para serem marginalizados e taxados como “aqueles que não trabalham”. E ter um site e mídias sociais que não mostrem o trabalho do sindicato leva a categoria a pensar que o sindicato realmente não trabalha.

O efeito pode ser ainda pior caso a categoria se depare com um material produzido de qualquer maneira, sem capricho ou visualmente desagradável. Acredite! Na hora de escolher se vai se sindicalizar ou não, o trabalhador (a) levará em consideração a forma como sua entidade se apresenta.

Além das ações voltadas para o mundo digital, também é preciso ter uma estratégia para dialogar com a base fora do computador, de preferência a partir de meios que cheguem diretamente ao local de trabalho. Quem ainda não é filiado, geralmente não frequenta eventos e atividades presenciais do sindicato.

Se um trabalhador estiver interessado em conhecer a atuação da entidade, provavelmente a primeira coisa que irá fazer é verificar os canais de comunicação online. E aí, se esses meios não forem atrativos e ele não conseguir enxergar a atuação do sindicato, nem se dará ao trabalho de procurar o sindicato.

Muitas vezes, alguns processos parecem simples e intuitivos, não é verdade? Alguns podem achar que qualquer pessoa pode cuidar da comunicação do sindicato. Aí vai uma verdade dura: a sua categoria vai perceber quando o trabalho não estiver sendo feito de forma cuidadosa e com qualidade. Por isso, tenha uma comunicação profissional para cuidar disso. Já pensou que alguns novos filiados já são suficientes para recuperar esse investimento?

Procure formas de aperfeiçoar requisições de filiação ou de denúncia. Se precisar solicitar informações dos trabalhadores, pense em uma logística na qual o trabalhador não precise passar mais do que poucos minutos preenchendo formulários. Facilite a vida da base! Ter funcionários bem preparados na sede do sindicato também faz toda a diferença. Tenha uma equipe capacitada para realizar atendimentos presenciais e telefônicos.

Também é fundamental proporcionar formação política constante aos funcionários da entidade, para que entendam o que está em disputa e qual o projeto e visão da diretoria. Formação política Compartilhe decisões e novidades com todos os que trabalham na entidade, para que as dúvidas dos trabalhadores possam ser respondidas rapidamente, sem precisar consultar a diretoria todas às vezes.

Um erro muito comum dos sindicatos é tomar decisões sem envolver os trabalhadores no processo. Antes de tomar decisões que vão afetar o cotidiano de todos, tire um tempo para ouvir os trabalhadores. Veja se eles possuem sugestões que podem contribuir com as ações e os deixem cientes do processo que virá. Consulte Converse com a categoria – e isso significa que você deve escutá-la e levar seus apontamentos e sugestões na tomada de decisões.

Lembre-se: diálogo é troca, e não apenas fingir que está escutando até ser a sua vez de falar de novo. Construa sua gestão coletivamente e veja a diferença que isso faz na imagem que seu sindicato passa para os trabalhadores!

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