Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Representantes dos Rodoviários apresentam proposta para inibir queima de ônibus em SP

Policiamento preventivo pode evitar onda de incêndios na cidade

Na Audiência Pública realizada quarta-feira (7/5) 11h00, no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal no 1º andar, para discutir os incêndios de ônibus na cidade de São Paulo, requerida pelo vereador Valdemar Silva (Vavá do Transporte – PT), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários – SP, José Alves do Couto Filho (O Toré), apresentou sugestões para inibir os ataques.

Lamentou o aumento das ocorrências que este ano soma-se 66, e que de acordo Boletins de Ocorrências (BOs), 45 foram motivados por retaliações às ações policiais que provocaram confrontos com marginais. O número representa 68% dos casos. Sendo que a maior preocupação dos trabalhadores (as) em transportes e a população é que esta violência coloca em risco a integridade física de quem estiver na hora da ação criminosa.

“Não é só na capital que tem acontecido esta onda de incêndios. Empresas de ônibus do sistema intermunicipal, também são alvos. Como sugestão, penso que as empresas, poder público e a Secretaria Estadual de Segurança Pública, deveriam integrar suas ações e intensificar policiamento preventivo”.

Toré citou o drama dos funcionários (as) da Auto Viação Urubupungá de Osasco, que foram obrigados ajudar os delinquentes a incendiar 35 veículos. Relatou que existe um grupo organizado de criminosos em todo país com orientação semelhante, portanto, o debate teria que ser mais abrangente e em outros Estados.


Aproveitou para reclamar de que a preocupação patronal não deveria ser só com o patrimônio destruído e, sim, também com o ser humano que sofre violência psicológica e agressões verbais. Estranhou que quando se faz algum tipo de manifestações nas empresas de ônibus por melhores condições de trabalho e salários, a polícia é a primeira a chegar ao local para reprimir e que deveria fazer o mesmo para evitar os incêndios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário