Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de março de 2021

450 pacientes na fila para UTI de Covid-19 na cidade de São Paulo

Na quarta-feira (03/3), a capital paulista tem uma fila de 450 pessoas na espera por uma vaga na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) de hospitais públicos municipais e estaduais para o tratamento de Covid-19. Algumas são encaminhadas ao tratamento intensivo de acordo com vagas que surgem, quando pacientes tinha alta médica ou morriam.

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido havia alertado que a situação na cidade era dramática, com uma explosão de novos casos e internações de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Disse que a prefeitura abriu cem novos leitos de UTI nesta semana, mas a demanda tem sido explosiva.

De acordo com o secretário está prevista a abertura de mais cem leitos nos próximos dias. A lotação em hospitais privados também está perto do limite, e a situação da capital se repete em todo o estado, que deve passar para a fase vermelha, com restrição de horário para o funcionamento de várias atividades e até mesmo o fechamento de algumas delas.

Médicos do comitê de contingência para o combate à doença alertaram que a lotação total dos hospitais no estado é iminente, e pode ocorrer em no máximo duas semanas. A Fiocruz também alertou para a situação dramática em todo o país. Segundo boletim da instituição, 19 estados têm taxa de ocupação acima de 80%.

São Paulo prevê um colapso na oferta de leitos de UTI para a doença nas próximas duas semanas, se não houver a restrição. Hoje, 74,3% das vagas no estado estão ocupadas, índice que sobe a 75,5% na capital. Já o isolamento social, monitorado pela movimentação de pessoas com telefones celulares rastreáveis, está em meros 39% - ao menos 60% ou 70% são necessários.

No Estado de São Paulo, já morreram 60.381 pessoas até esta manhã de quarta (3), entre 2.068.616 casos confirmados desde o começo da pandemia, há um ano. Para Doria, as próximas duas semanas serão as mais duras da pandemia. Até aqui, 76% dos paulistas estava sob o regime laranja, 15%, sob a vermelha e os restantes, sob a mais liberal amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário