Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Em nossa realidade os partidos estão aí para serem conhecidos e escolhidos!

Você sabia que Ideologias não são somente posições políticas definidas através de lutas mais amplas entre trabalhadores e patrões, mas são elementos que estão no dia a dia das pessoas, na sua rotina de vida? Pode-se dizer que ela é algo alimentado diariamente. Ou seja, Ideologia é tomar partido.

E ser partidário de ideologias significa optar por uma situação no mundo, por uma postura, o que, nesse sentido, trata-se sempre de algo parcial, relativo a apenas um grupo ou a um indivíduo. Atuar em sociedade é agir ideologicamente. Não somente a atuação política é ideológica.

A atuação na vida cotidiana, na decoração da casa, no nosso tipo de roupa, no relacionamento com os amigos, com o cônjuge, em suma, em todas as atividades sociais há ideologia, isto é, ação orientada para realização de certos valores de indivíduos, classes ou sociedades inteiras.

A vivência em sociedade é marcada por conflito de ideologias. As pessoas agem segundo certas ideologias, certas posição que assumem, e veem-se permanentemente sujeitas a influencia de outras ideologias.

Há então, na vida social, um grande confronto, uma verdadeira batalha de ideologias, para que essas ideologias levem as pessoas a realizar suas intenções, há na sociedade certos lugares, certas organizações, melhor dizendo, certas instituições, que praticamente “materializam” essa ideologia.

A função específica dos meios de comunicação (rádio, televisão, jornais, revistas) e certas instituições (escola, igreja, clube) é exatamente a de reforça-la continuamente. O contato e a conversa despreocupada com os amigos atua da mesma maneira. Na vivencia real de todos os dias, ela é praticamente regada.

Como as flores são regadas, têm de receber todos os dias um pouco de água e de sol para viverem, da mesma forma a ideologia precisa ser reforçada.  O contato com os meios de comunicação, assim como com outras instituições, reforça no sujeito a ligação a valores, coesão e a ligação dos indivíduos na sociedade.

Esses órgãos que servem para reforçar a ideologia na cabeça das pessoas chamam-se: “Unidade de Reprodução Simbólica.

Muitas mensagens dos meios de comunicação, por sua vez, dão também a ideia de que a sociedade é unida e homogênea, algo que todos estariam participando. Elas passam às pessoas a noção de que participar da sociedade é consumir esses produtos de que essa é a única forma de participar e de que aí se encontraria a felicidade.

Assim, minimizam o fato real, que é a situação de conflito e desarmonia da sociedade. Ou seja, seu estado de permanente tensão – classes estão em conflito, partidos brigam pelo poder, funcionários subalternos não aceitam seus chefes, maridos brigam com esposas e filhos, em suma, tudo na sociedade é conflitante e todas as relações são permeadas pelos atritos.

A ideologia sabe de tudo, resolve tudo e como é um sistema de noções, de valores e de imagens, tem respostas para qualquer questão: se você possui uma ideologia moderna, você está tranquilo. Mas realmente existe alguma relação entre ideologia e realidade?

Claro que existe. Muitos morreram e foram mortos em nome da ideologia. Por isso é importante que você se informe sobre mecanismos de criação de uma ideologia e saiba por que desconfiar das ideologias dominantes. A sociedade não é harmoniosa nem homogênea e, para reforçar ainda aí essa diferenciação é usado o próprio consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário