A minha querida cidade de São
Paulo necessita urgentemente um prefeito que goste da cidade, que cuide dos
paulistanos, que recupere a cidade para os que vivem e trabalham nela. Ir ao
centro de São Paulo, por exemplo, tem sido uma tristeza, pelo abandono tem sido
uma tristeza, pelo imenso dormitório em que se há transformado a Praça da
República e outros logradouros do centro da cidade.
Nem falar das periferias de
São Paulo, em que o povão vive em condições muito precárias, sofre com o
transporte, com a insegurança, com a deterioração do meio ambiente. Esse povo
sofrido merece um prefeito que cuide dele, que o faça se reencontrar com sua
cidade, com todos os outros que vivem e sofrem diariamente na cidade.
Votar no Boulos e elegê-lo
prefeito de São Paulo é o caminho hoje para que a cidade possa voltar a ser
dirigida com amor, com cuidado, com responsabilidade, com competência, com
generosidade, com dedicação, recolhendo o que de melhor foi feito pelos
governos de esquerda e agregando grande quantidade de novas políticas,
criativas, que façam com que São Paulo volte a ser uma cidade acolhedora,
humana, solidária.
Que São Paulo volte a ser um
grande polo cultural, que volte a ter políticas sociais que afirmem os direitos
de toda sua população. Que desarme as cruéis políticas características dos
tucanos, que privilegiam os bairros já bem aquinhoados, em detrimento da grande
massa da população, intensificando as desigualdades e os privilégios.
Domingo pode voltar a ser um
dia histórico para São Paulo, em que governantes e povo paulista voltarão a se
encontrar, em que volte a ser agradável viver e trabalhar na cidade. Em que a
cidade volte a ser cuidada, volte a ser uma cidade alegre, em que o povo sinta
que há um governo que gosta da cidade e do seu povo.
Se São Paulo, a cidade e o
estado, não forem definitivamente resgatados das mãos dos tucanos, que tanto se
aproveitam delas e tão mal fazem para elas, não teremos, de forma sustentável,
um Brasil melhor. São Paulo precisa de muito tempo, de décadas de políticas
sociais, de políticas urbanísticas, para fazer dessa cidade tão vibrante, com
atividades culturais tão ricas, com um povo que trabalha tanto e que merece
viver melhor.
É uma disputa dura, em que os
tucanos contam com o establishment, com setores de classe média com mentalidade
conservadora, com grandes setores da massa de trabalhadores ainda sem a
consciência da sua própria situação, de tal forma os mecanismos de alienação
pesam fortemente sobre eles. Mas as vitórias dos governos anteriores mostram
que é possível a esquerda voltar a ganhar e governar bem, muito melhor do que
os outros governos tem feito.
Agora é Boulos, não importa em
que se tenha votado no primeiro turno, não importa a idade, a identidade
sexual, a religião, o time de futebol, o bairro em que mora, o trabalho de que
vive. Se está criando uma nova maioria em São Paulo, de novo, que é uma nova
oportunidade para São Paulo, para seu povo, para o Brasil como um todo, que
precisa de uma São Paulo democrática e solidaria.
Por: Emir
Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros e Colunista
do Portal 247.
Quem compara e enxerga a
verdade jamais negará que as gestões do PT na cidade de São Paulo foram às que
mais investiram na modernização e estruturação no sistema de transportes por
ônibus. Vamos aos fatos:
Gestão Erundina – implantou
a Municipalização e aumentou 1.500 (um mil e quinhentos) ônibus na frota e recuperou a CMTC que foi
completamente desmontada pela administração do Jânio Quadros;
Gestão Maluff – acabou
com a Municipalização, privatizou a CMTC e entregou o transporte nas mãos dos
empresários. Estes, só por visarem o lucro e as linhas mais rentáveis, abandonaram
as periferias que passaram a ser transportada pelos alternativos (perueiros);
Gestão Pitta – fiel escudeiro
de Maluff fez vistas grossas ao sucateamento das empresas de ônibus e ao
vertiginoso crescimento do transporte clandestino na cidade. Nesta época, todos
os meses aconteciam greves de ônibus devido atrasos nos benefícios e pagamentos
de salários;
Marta Suplicy – com muita
habilidade enfrentou o caos no sistema de transportes deixado pelo antecessor.
Além de aprovar a Lei que reestruturou o sistema, também, regulamentou o
transporte alternativo e acabou com a concorrência desleal entre as empresas;
Gestão Serra/Kassab – priorizaram
construir o corredor do Fura Fila, iniciou o processa de redução de 500 ônibus
da frota, ao invés de exigir a substituição dos mesmos, como previsto nos
contratos assinados na administração da Marta o resultado foram milhares de
demissões;
Gestão Fernando Haddad – Iniciou
o processo de licitação das linhas que exigiria das empresas investimentos em
tecnologias para melhorar o atendimento a população, ampliou o tempo de
embarque do Bilhete Único e exigiu que todas cooperativas se tornassem empresas
com as do sistema estrutural;
Gestão Dória/Bruno Covas – até agora
não mostrou empenho algum para melhorar a vida dos paulistanos...
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