Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Outubro Rosa é lembrado com palestras sobre: Qualidade de Vida e Prevenção do Câncer


Na tarde de quinta-feira (18/10) os trabalhadores (as) lotaram o auditório do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Urbano de São Paulo (SINDMOTORISTAS – SP) e ouviram atentamente palestras sobre como a melhoria na Qualidade de Vida contribui na Prevenção do Câncer. Com o tema: “Falando Sobre Câncer – é preciso tocar nesse assunto”, profissionais do Hospital AC Camargo alertaram da importância de se fazer exames preventivos.

 “É necessário mantermos um estilo de vida adequado e fazer acompanhamento médico rotineiro. Para este ano são esperados mais de 59 mil novos casos de câncer de mama. Quando se fala em tumor de próstata, o número supera os 68 mil. Para aqueles que gostam de ficar expostos ao sol frequentemente as estatísticas são mais alarmantes: espera-se mais de 165 mil casos de câncer de pele apenas neste ano”, disse a palestrante Gisele Polottow de Melo .

Ela esclareceu que o estilo de vida faz toda a diferença na prevenção da doença. E que através de uma boa qualidade de vida pode – se bloquear o processo de mutação celular. Segundo a enfermeira o Ministério da Saúde destaca medidas essenciais como melhorar alimentação, melhorar a qualidade do elemento consumido, praticar atividade física e controlar o peso. “Essas ações evitam 1/3 dos cânceres. Deixar de fumar é outra dica importante para quem quer viver saudável”.

O evento coordenado pelas Secretárias de Saúde, Mulher e Formação do SINDMOTORISTAS, homenageou o Outubro Rosa, que no Brasil, teve sua primeira ação em São Paulo, em 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado (Obelisco no Ibirapuera) com a cor rosa durante todo o mês de outubro. No decorrer do tempo, mais cidades brasileiras passaram a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama e aderiram apoiar a causa.

“Diante das informações e os números alarmantes desta enfermidade, entendemos que iniciativas como o Outubro Rosa, Novembro Azul e outros encontros voltados à saúde do trabalhador devem ser mantidos na programação anual da entidade. Nós fomos eleitos para fazer a diferença e temos que honrar o voto do trabalhador (a), que é merecedor e precisa desse amparo”, afirmou o secretário de Saúde, Mi.

A recém-eleita secretária da Mulher, Luciana Borges Barreto, alertou as companheiras em relação ao agendamento de exames. “Tem mais de 51 mil mulheres morrendo anualmente, muitas por não se cuidarem, por isso a importância desse evento para que se conscientizem. Outubro não é um mês de festa, mas sim de conscientização. Estou aqui para chamar a atenção das mulheres para que façam o autoexame e a mamografia anualmente”.

 “Tenho certeza de que saímos daqui com outro pensamento, outra visão, com vontade e compromisso de repassar tudo o que foi dito, contribuindo para a saúde dos companheiros (as). Aqui foi dito que procurar ajuda médica antecipadamente, e realizar o exame de mamografia e realizar o autoexame o índice de cura chega a 95% quando descoberto precocemente e pode salvar sua vida”, comentou Sorriso, presidente do sindicato em exercício.

O Hospital AC Camargo ofereceu exames e consultas gratuitas aos participantes que preencheram fichas para agendar os seus exames de próstata, mamografia, intestino e colo do útero, considerados cânceres rastreáveis. Ao todo, 422 trabalhadores (as) serão contemplados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário