Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Fábula do Gafanhoto estressado e a Aranha bem-intencionada

O Gafanhoto tenta convencer a Aranha de que um colega de trabalho dos dois, o Camaleão, é um hipócrita de carteirinha.

- Esse Camaleão é um fingido, Aranha. Sempre mudando de cor conforme a ocasião.

- Mas essa não é a natureza dele, Gafanhoto? Ele não foi criado desse jeito?

- Nada! Antigamente, ele fazia o mesmo que nós dava duro para levar a vida. Depois, virou esse artista em tempo integral, sempre escondido atrás de disfarces e artimanhas.

- Mas por que ele faria isso?

- Para tirar proveito da situação. Ele fica ali, na moita, com aquela cara inofensiva, mas, na primeira oportunidade, abocanha os descuidados.

- Puxa, é verdade. E eu, que passo horas tecendo minha teia, no maior capricho...

- E eu, que fico pulando de um lado para outro sem parar? É por isso que vivo estressado. Se me distraio, o Camaleão solta a língua e me pega.

- É mesmo. Se você não me abre os oito olhos, eu nunca teria pensado nisso. - Porque você é singela e bem-intencionada. Sabe como chama o que o Camaleão está fazendo? Competição desleal no ambiente de trabalho!

- Faz sentido. Você é um sábio, Gafanhoto.
- Obrigado, Aranha. Mas o ponto é que não podemos, nunca, confiar no Camaleão.

- Será que não haverá um jeito de neutralizá-lo? Bom, para nosso benefício mútuo, eu acho que tenho um plano infalível.

- Tem?

- Tenho. Escute...

O Gafanhoto se aproxima para escutar o plano da Aranha. E se enrosca na teia. Imediatamente, ela o pica e começa a embrulhá-lo para o almoço.

- O que você está fazendo, Aranha? Nós não somos colegas e parceiros?

- Não me leve a mal, meu caro Gafanhoto, mas essa é a lei aqui da selva: boa intenção é uma coisa e prioridade pessoal é outra.


Lá da sua moita, o Camaleão viu tudo o concluiu: “A confiança do colega sincero é o melhor alimento do colega hipócrita”. O recado é: atenção. Nem todo mundo é o que parece ser. O verdadeiro inimigo pode estar bem mais próximo do que se imagina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário