Powered By Blogger

terça-feira, 22 de abril de 2014

Mudanças no mundo contemporâneo

Na sociedade da comunicação, avanços tecnológicos, mudaram o mundo

Sempre antenado com a evolução da espécie humana e suas descobertas, o Secretário Geral do Sindicato dos Rodoviários – SP, Francisco Demontire Leite (Tiê), reconhece que ao longo dos anos o homem evoluiu e descobriu novas técnicas para facilitar seu modo de vida e, com o tempo, o modo de pensar ao longo dos séculos provocou verdadeiras revoluções no comportamento cultural das pessoas.

Verificou que primeiro veio a “Revolução Agrícola” - na qual o homem descobre que não precisava plantar alimentos, só para seu consumo próprio. Em seguida surge a “Revolução Industrial” – esta caracterizada pela produção em série de bens de consumo.

Que atualmente vivemos na fantástica “Revolução da Informação”, que diariamente como um passe de mágica, se renova e faz a informação circular com rapidez, para melhorar o mundo dos negócios e transformar culturas espalhadas pelo planeta.

“Acredito que é justamente esta magia, que tem mudado e forjado novo comportamento nas pessoas, que muitas vezes prefere se comunicar a distância, a ter que se deslocar e enfrentar os perigos e os imprevistos da vida pós-moderna”.

Disse que antes as empresas viviam pura e exclusivamente pelo lucro, e atualmente, mesmo visando-o, a satisfação do cliente (consumidor) de seus produtos ou serviços está em primeiro plano, que através do marketing, por necessidades lógicas de como se posicionar no mundo dos negócios, as empresas consideradas “umbigo” saíram de cena, e entraram aquelas mais “abertas para o mundo”, com gestão “compartilhada, motivacional e sem autoritarismo”.

Segundo Tiê, no meio do “fogo cruzado” motivado pela concorrência na busca da preferência das pessoas, fica a comunicação. Dela se espera, para gerenciar e “administrar conflitos”, atuação firme em um cenário de muita “transparência” que possa garantir sua “credibilidade” perante um público cada vez mais crítico e participativo nas decisões.


“Em todos os seguimentos a comunicação ganha lugar estratégico que motive os ânimos e garanta o padrão de credibilidade entre os demais agentes que se relacionam. Porém, ela tem que ser trabalhada através de técnicas jornalísticas e de marketing, com o objetivo de se garantir o melhor feedback possível”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário