Sempre antenado com a
evolução da espécie humana e suas descobertas, o Secretário Geral do Sindicato
dos Rodoviários – SP, Francisco Demontire Leite (Tiê), reconhece que ao longo
dos anos o homem evoluiu e descobriu novas técnicas para facilitar seu modo de
vida e, com o tempo, o modo de pensar ao longo dos séculos provocou verdadeiras
revoluções no comportamento cultural das pessoas.
Verificou que primeiro veio
a “Revolução Agrícola” - na qual o homem descobre que não precisava plantar
alimentos, só para seu consumo próprio. Em seguida surge a “Revolução
Industrial” – esta caracterizada pela produção em série de bens de consumo.
Que atualmente vivemos na fantástica
“Revolução da Informação”, que diariamente como um passe de mágica, se renova e
faz a informação circular com rapidez, para melhorar o mundo dos negócios e transformar
culturas espalhadas pelo planeta.
“Acredito que é justamente
esta magia, que tem mudado e forjado novo comportamento nas pessoas, que muitas
vezes prefere se comunicar a distância, a ter que se deslocar e enfrentar os
perigos e os imprevistos da vida pós-moderna”.
Disse que antes as empresas
viviam pura e exclusivamente pelo lucro, e atualmente, mesmo visando-o, a
satisfação do cliente (consumidor) de seus produtos ou serviços está em
primeiro plano, que através do marketing, por necessidades lógicas de como se
posicionar no mundo dos negócios, as empresas consideradas “umbigo” saíram de
cena, e entraram aquelas mais “abertas para o mundo”, com gestão “compartilhada,
motivacional e sem autoritarismo”.
Segundo Tiê, no meio do “fogo
cruzado” motivado pela concorrência na busca da preferência das pessoas, fica a
comunicação. Dela se espera, para gerenciar e “administrar conflitos”, atuação
firme em um cenário de muita “transparência” que possa garantir sua “credibilidade”
perante um público cada vez mais crítico e participativo nas decisões.
“Em todos os seguimentos a
comunicação ganha lugar estratégico que motive os ânimos e garanta o padrão de
credibilidade entre os demais agentes que se relacionam. Porém, ela tem que ser
trabalhada através de técnicas jornalísticas e de marketing, com o objetivo de
se garantir o melhor feedback possível”, observou.
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