Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de junho de 2020

PFF tem uma história centenária em prol dos policiais de ferrovias do Brasil

No dia 26 de junho a Polícia Ferroviária Federal (PFF), completará 168 anos de muitas lutas, resistência, determinação e coragem na defesa de seus interesses. Sua história inicia com a publicação do Decreto nº 641 de 26 de junho de 1852 do imperador Dom Pedro II, com a denominação de Polícia dos Caminhos de Ferro, tendo como funções proteger a malha ferroviária do país e atuar na prevenção de atos de vandalismo e crimes de todos os tipos.

Edson Lima de Menezes, presidente do Sindicato dos Policiais Ferroviários Federais no Estado de São Paulo e diretor Nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), parabenizam todos policiais que ajudaram nestes anos construir um orgulhoso legado dedicado à corporação e também na preservação de um patrimônio importante no desenvolvimento do Brasil.

“Somos uma categoria garantida pelo Art. 144 da Constituição Federal de 1988, no parágrafo 3º define que somos um órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, para realizar patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. Mesmo com esta garantia constitucional somos invisíveis aos olhos das autoridades que insistem em não nos reconhecer plenamente”, lamenta Menezes.

De acordo com o sindicalista ela é a polícia especializada mais antiga do país e que em teoria, deveria ser responsável por todos os aspectos relacionados às ferrovias brasileiras, “incluindo a fiscalização e prevenção de acidentes” nos 26 mil quilômetros de malha ferroviária (trilhos). Só que, infelizmente, caiu no “esquecimento” e cuja carreira praticamente desapareceu por falta de regulamentação.

“A maior parte dos antigos policiais foram demitidos, se aposentaram ou estão emprestados a outras instituições, especialmente, as de gerência e controle dos trens urbanos. Devido o número reduzido, a fiscalização e prevenção de acidentes nas ferrovias, na prática, são feitas por outras instituições ou seguranças privados. Permaneceremos firmes na batalha para garantir nossos objetivos. Parabéns guerreiros!”, deseja Edson.

12 comentários:

  1. Parabenizo a vc meu amigo, companheiro de luta, por esse belo texto!👏

    ResponderExcluir
  2. sou inspetor policial ferroviário federal. desde 1981 e com a Constituição Federal de 89 o que já éramos deveria ter ficado melhor. no entanto a gerência corrupta da CPTM NOS fez depreciar mos. e nós fez perder nossa força. Gostaria muito de ver a PFF de novo nos trilhos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns à todos os Policiais Ferroviários do Brasil,pelo seu dia.

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo todos os colegas da PFF e que o Bondoso DEUS continue abençoando a todos estendendo a todas as famílias. Abraço e fique na Paz DELE.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Policiais Ferroviários Federais

    ResponderExcluir
  6. Sou o PFF Cruz, parabéns a todos os PFFs do Brasil, unidos somos mais fortes e vamos conseguir nosso reconhecimento, com fé em Deus.

    ResponderExcluir
  7. Temos colegas que aplaudem politicos que nos entubaram inclusive Lularapio que tinha os três poderes corruptos sob seus comando se quisesse nos salvaria e até a nossa lei sancionada por Dilmaluket o STF nós aprovaria porquê a maioria foi ele que colocou no puteiro togado.

    ResponderExcluir
  8. SOU O PFF HOMEM RJ,LOTADO EM BH ,PARABÉNS PARA POLICIA FERROVIÁRIA FEDERAL.

    ResponderExcluir
  9. Sou o PDF Ronchi, parabéns a toda polícia ferroviária federal, juntos somos mais fortes! Parabenizo você meu amigo

    ResponderExcluir
  10. Sou o PFF Ronchi, parabéns a todos da ferroviária federal, juntos somos mais fortes! Parabenizo você meu amigo

    ResponderExcluir
  11. Parabenizo a todos P.F.Fs de todo Brasil
    Por mais um ano de lutas e companheirismo, hoje sou mais um aposentado, mas peço a Deus, para ver essa classe sofrida e guerreira, conquistando a vitória. Que Deus Abençoe a todos e vossas famílias.
    Sou P.F.F Desde Gualberto de São Paulo da R.F.F.S/A, CBTU e CPTM. Desde 1984.

    ResponderExcluir