Powered By Blogger

terça-feira, 3 de abril de 2018

Perfil da Comissão de Negociação da Campanha Salarial – 2018 do SINDMOTORISTAS – SP


Este ano os trabalhadores (as) elegeram uma Comissão de Negociação Salarial com 121 membros, sendo 98 homens e 23 mulheres. A maioria participa desta atividade pela primeira vez. O tempo que eles (as) trabalham no sistema de transportes é o seguinte: de 1 a 10 anos, 37 membros (41%); de 11 a 20 anos, 30 membros (25%); de 21 a 30 anos, 34 membros (29%) e com mais de 30 anos, 6 membros (5%).

A expectativa deles (as) em relação à Campanha Salarial – 2018 é que seja a melhor de todos os tempos; seja boa e vitoriosa. As principais reivindicações são: Reajuste nos Salários acima da inflação; Pagamento do PLR de forma linear; Construção de Banheiros nos pontos iniciais e finais das linhas; Corrigir falhas no Plano de Cargos e salários no setor de manutenção; Piso Salarial diferenciado para motoristas de trólebus e ônibus articulado e biarticulado.

O clima na categoria, segundo os relatos, é de revolta, empolgação, desconfiança e preocupação. As notícias veiculadas sobre a licitação das linhas com possível redução da frota; eliminação de postos de trabalho dos cobradores e aplicação da Lei 13.467/2017 (da Reforma Trabalhista) são temas debatidos frequentemente nos locais de trabalho e que cria um clima de insegurança.

Para melhor esclarecer e manter a base mobilizada, caso tenha impasse nas negociações e seja preciso fazer ações nas garagens e terminais, o SINDMOTORISTAS conta em média com um contingente de 700 pessoas. Dentre eles (as) os 121 membros da Comissão de Negociação; 55 diretores da entidade; 75 delegados sindicais; 290 cipeiros eleitos e 150 militantes atuantes em todas as garagens.

Por unanimidade os membros da Comissão decidiram que focarão o trabalho na luta por melhores condições de salário, trabalho e saúde e segurança. Se depender deles (as), o clima de disputa eleitoral para nova diretoria do Sindicato não contaminará o processo de negociação salarial e nem o entendimento para se chegar a um acordo com o setor patronal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário