Com a finalidade de melhorar
a Mobilidade Urbana da cidade, o prefeito Fernando Haddad, vai investir na
construção até 2016, de 150 quilômetros de corredores de ônibus.
Para adaptar
as vias, enviou à Câmara Municipal projeto de lei que prevê alargamentos ou
prolongamentos em 39 avenidas e 27 ruas de São Paulo, dentre elas, algumas das mais
movimentadas da cidade, como na 23 de Maio e na Bandeirantes, na zona sul, e na
Celso Garcia e na Marechal Tito, na zona leste.
Ao analisar a proposta, o
vereador Valdemar Silva (Vavá do Transporte PT), constatou que a maior parte
dessas avenidas também haverá desapropriações de centenas de comércios e
residências, como ao longo da Avenida Belmira Marin e da Estrada do M’Boi Mirim.
“Pela importância e tamanho das
modificações é natural que haja algumas desapropriações, só que não é feita a
estimativa do número, isso me preocupa”.
Garantiu que vai avaliar minuciosamente
todos os pontos da proposta o, que inclusive, reserva terrenos para a
construção de “oito terminais de ônibus”, o que também vai gerar “desapropriações”.
Observou também, que na justificativa do prefeito, é preciso alargar de diversas
vias da cidade, para adequá-las “aos
padrões exigidos para os corredores exclusivos de transporte coletivo”.
“Vi pela imprensa que secretário
municipal de Transportes, Jilmar Tatto, espera obter recursos para a construção
dos corredores repassando para a iniciativa privada parte dos terrenos que
serão desapropriados para a construção dos corredores. Chegou a dizer que as
desapropriações incluiriam quadras inteiras, mas que nem todos esses espaços seriam
usados. Que os excedentes, é que seriam repassados à iniciativa privada”,
disse.
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