A Lei 12.619, batizada de “Lei
do Descanso”, recebeu importante apoio do senador Paulo Paim (PT/RS), que na
manhã de quinta-feira (13/2) recebeu os sindicalistas Geraldo Meireles de
Abílio (Geraldinho) – Diretor da CNTTT e da FTTRESP, Tito Lopes – Assessor da
CNTTT, Luis Antonio Festino – Diretor da NCST e Assessor da CNTTT, e se colocou
inteiramente à disposição da causa, inclusive, convocará uma audiência pública na
Comissão de Direitos Humanos.
A audiência é um compromisso
do senador com os trabalhadores rodoviários, acertado no 1º Congresso Regional
do Trabalho Seguro, organizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em
conjunto com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15º Região e Federação
dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo (FTRESP),
realizado em novembro de 2013, em Campinas.
Acidentes de Trânsito,
Regulamentação da Profissão de Motorista e Estatuto do Motorista foram temas
definidos para pauta da audiência solicitada. De acordo com Luis Festino, o
grande desejo dos trabalhadores é ver “reestruturado” o sistema de transporte
rodoviário brasileiro. “O que existia antes da Lei, que
infelizmente, ainda predomina, mata milhares de motoristas e usuários das
rodovias a cada ano”.
Para Geraldinho,
regulamentar a jornada de trabalho e adequá-la a legislação, evitará outro problema
corriqueiro nas estradas, que levam cada vez mais motoristas ao vício em drogas
ilícitas para suportar a desumana carga de trabalho exigida pelos patrões e/ou
sistema agregado. “A situação é gritante
e mata mais de 4 mil brasileiros a cada ano. Se a cada 4 horas de trabalho,
esses profissionais descansassem os 30 minutos previsto na Lei, com certeza diminuiríamos
os óbitos”.
Os representantes dos
trabalhadores (as) em transportes afirmaram que este ano haverá várias
manifestações em defesa da Lei, a primeira ocorreu sexta-feira (14/2) na BR 116
Km 95 em Curitiba-PR em forma de blitz educativa, organizada pela Coordenação
Nacional do Fórum Nacional em Defesa da Lei (FNDL). Durante três horas ficou
com trânsito lento por mais de 30 km no sentido Sul.
Cada motorista de caminhão
e/ou ônibus, que passaram pela barreira montada pela Polícia Rodoviária Federal
– PR recebiam um kit com materiais impressos sobre a legislação. A finalidade
destas ações, como relatou Festino, é conscientizar o maior número possível de
membros da categoria, sociedade, governantes e autoridades.
“Temos uma meta a ser
alcançada e não desistiremos. Os governantes, os parlamentares e autoridades do
Pode Judiciário, terão que entender que a lei do descanso muda completamente
este desastroso e cruel sistema. Reestruturá-lo com viés em defesa da vida, da justiça
social e econômica, significa defender o progresso com maior humanização”,
finalizou.
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