Mesmo com 2% das intenções de
voto em pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira, contra 29% de
Russomanno e 20% de Bruno Covas (PSDB), ele acredita que crescerá já neste
final de setembro. “Quando começarmos as carreatas e demais atividades
eleitorais, já na semana que vem, com apoio de Lula, o PT crescerá. A eleição
será polarizada entre os candidatos de Lula e de Bolsonaro”.
PT tem 18% e Lula transfere
41%
Ao responder pergunta de um
diretor da FTTRESP – Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no
Estado de São Paulo -, sobre a divisão da esquerda nas eleições, disse que
procurou os candidatos Guilherme Boulos (Psol) e Orlando Silva (PCdoB). Ele
contou que propôs aos dois a candidatura única do PT, com apoio de Lula, e que
ouviu de ambos a mesma justificativa da necessidade de atender à cláusula de
barreiras.
Essa cláusula é um dispositivo
que restringe ou impede a atuação parlamentar de um partido que não alcance
determinado percentual de votos, uma votação mínima exigida pela legislação
eleitoral. Jilmar diz que a legenda do PT tem hoje 18% das intenções de voto e
que Lula influencia 41% dos eleitores. “Quero os candidatos progressistas
comigo no segundo turno contra o candidato do Bolsonaro”.
Geração de emprego
O principal ponto de seu
programa, segundo ele, é o de geração de emprego e renda básica, que
“possibilitará colocar comida na mesa dos que hoje não têm onde trabalhar nem
ganhar”. Para produzir postos de trabalho, criará frentes na área cultural,
“geradora de muito emprego”, e edificação de residências populares, fomentando
o setor da construção civil.
A criação de cooperativas para
fabricação e comércio de uniformes escolares e do serviço público municipal
gerará empregos. Cooperativas de crédito e de reciclagem de lixo, também. Segundo
ele, tudo isso é possível por causa do orçamento municipal superior a R$ 68
bilhões e da arrecadação, que aumentou em 16%. Segundo ele, a prefeitura tem
hoje R$ 18 bilhões e 500 mil em caixa.
Banco do povo
A seguir, coloca o chamado ‘Banco
do Povo’, para emprestar dinheiro com juros baixos às pessoas que querem montar
seus pequenos negócios e que não têm crédito do mercado financeiro. Disse que
esse banco público municipal fornecerá também ‘maquininhas’ de cartões de
crédito e débito, possibilitando que as pessoas fujam das taxas cobradas pelas
empresas especializadas.
O petista também propõe
aplicativos para utilização dos entregadores de refeições e outras mercadorias,
que atualmente trabalham para empresas, inclusive estrangeiras, que ficam com
até 25% do valor das entregas.
Recriar a CMTC
Seu programa prevê o
transporte público gratuito para o desempregado em busca de trabalho,
congelamento das tarifas e sua fixação em R$ 2 nos finais de semana e
madrugadas.
O bilhete único para
estudantes, que, conforme lembrou, foi revogado pelo ex-prefeito João Dória
(PSDB), também está no seu projeto de governo.
Ele estuda a refundação da
CMTC (companhia municipal de transporte coletivo), privatizada em 1993 pelo
então prefeito Paulo Maluf (PPR), para voltar à operação na cidade.
E quer também ampliar a
fiscalização do transporte público pelo SPTrans, dizendo que “não tem cabimento
as empresas privadas fiscalizarem a si mesmo”.
Mais ‘lives’
O candidato trocou várias
informações com os diretores e assessores da Fttresp sobre a modernização da
frota com ônibus dotados de baterias elétricas antipoluentes.
Jilmar foi secretário de
transportes da prefeita Marta Suplicy e de Fernando Haddad, ambos do PT. Na
gestão de Marta, implantou o Bilhete Único e a gratuidade para maiores de 60
anos.
O candidato já foi também
deputado estadual e federal, começando sua atuação política na zona sul da
cidade, no final da década de 1970, ainda no regime militar.
As ‘lives’ da FTTRESP
começaram na terça-feira (22/09), com o candidato Orlando Silva. Seu
presidente, Valdir de Souza Pestana, programa a apresentação de outros
candidatos.
Sem a direita
“Só não virão aqui os
candidatos de direita”, disse o sindicalista, ao final da ‘live’. “Os demais
são nossos companheiros e ajudaremos suas campanhas da melhor maneira
possível”.
Fonte: Sindicato
dos Trabalhadores Rodoviários de Santos e Região.
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