Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Por sua coragem, inteligência e bravura, assumiu o posto de rei...

Dia da Consciência Negra, uma homenagem justa!

Nesta data, o vereador Vavá do Transporte, parabeniza a ex-vereadora Claudete Alves da Silva Souza (PT), por ser autora da Lei 13.707 de janeiro de 2004, que instituiu na cidade de São Paulo o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, que é considerado um símbolo da resistência ao escravismo e da luta pela liberdade.

Ele, ainda recém-nascido na região do Estado de Alagoas sobreviveu a um massacre, deixou sua terra natal para ficar aos cuidados de um padre em Recife, até completar 15 anos. Quando voltou de onde tinha nascido, com apenas 17 anos já ocupava posto de prestigio (comandante de armas).

Na opinião de Vavá, o mais triste de toda a história deste guerreiro, foi o requinte de crueldade utilizado em sua morte. Nesta data em 1965, o rei africano foi torturado, morto e decapitado; após ter sido traído por um “companheiro”. Ao falar sobre o tema, o vereador se orgulha do exemplo de Zumbi.

“Por sua coragem, inteligência e bravura, assumiu o posto de rei logo após a morte de Ganga Zumba. A organização do Quilombo dos Palmares é uma referência para todos que lutam por melhores condições de vida. Este período de nossa história onde predominava a violência contra os escravos, pode muito bem ser comparado com os dias atuais, onde lutamos diariamente para manter nossos direitos”, disse.


Frisou que para os Movimentos da Consciência Negra, esta homenagem é mais que justa e deveria ser em todo país, já que o grande guerreiro acreditou na organização e luta de um povo para se libertar da opressão dos poderosos. O dia é comemorado com feriado, portanto todos os trabalhadores têm direito a folga. Os que trabalharam têm direito a receber em dobro, conforme a Lei Trabalhista ou Convenção Coletiva de Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário