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sexta-feira, 24 de julho de 2020

Jilmar Tatto comandou a maior revolução tecnológica no transporte coletivo em SP


O pré-candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Jilmar Tatto (PT) que foi Secretário dos Transportes das gestões de Marta Suplicy e Fernando Haddad, fez as maiores mudanças no sistema de transporte coletivo por ônibus urbano da capital paulista. Sem dúvida, os projetos permitiram a administração melhorar o planejamento do transporte com renovação da frota, construção de novos corredores, faixas exclusivas e novos terminais.

Sob seu comando fez uma grande revolução no transporte público da cidade, com a criação do Sistema Interligado, que começou a ser estruturado após a aprovação da lei 13.241, em dezembro de 2001 e é uma referência para o planejamento do transporte público, ao estabelecer fixação de contratos duradouros e uma nova relação com os operadores privados do sistema, obrigados a prestar serviços de qualidade, com novas tecnologias e renovação da frota.

Investimentos em novas tecnologias facilitou implantar BilheteÚnico que permitia os passageiros fazer várias integrações, em um intervalo de duas horas, com o preço de uma passagem. Tais mudanças permitiram que a classe trabalhadora, principalmente, das áreas periféricas pudesse circular com mais facilidade pela cidade.

A partir de 2002, o novo sistema permitiu a formação de consórcios e de cooperativas, que incluem operadores autônomos no sistema, como os alternativos (perueiros). A participação da sociedade em audiências públicas ajudou democratizar as decisões que garantiu melhorias necessárias a gestão da mobilidade como instrumento de desenvolvimento sustentado e inclusão social.

Até 2003, 5.868 veículos novos entrassem em circulação no Sistema Interligado de Transporte Coletivo: 2.377 veículos no subsistema estrutural e 3.491 veículos no subsistema local, no final de 2004, tinham 8 mil e, a idade média da frota, passou a ser de sete anos e dez novos terminais de ônibus, foram entregues à população.

No Sistema Interligado de Transporte, foram instalados 15 mil validadores eletrônicos em toda a frota de veículos coletivo estrutural e local. Também foram distribuídos 430 mil cartões eletrônicos de gratuidade para idosos até abril de 2004 e no final de março 500 mil estudantes receberam cartões que permitem o pagamento da tarifa com desconto.

Com o novo plano operacional de ações integradas houve queda sistemática nos índices médios de lentidão e o aumento da velocidade média nas vias de trânsito rápido, que antes era de 29 km/h, passou para atualmente de 32 km/h, sendo que eram removidos diariamente 835 veículos quebrados, com tempo médio de deslocamento até o local da interferência de 12 minutos. Estas foram algumas das ações comandadas por Jilmar Tatto no setor de transportes que beneficiam a população.

Por: Nailton Francisco de Souza, Secretário Nacional de Comunicação da Nova Central e Diretor Executivo do SindMotoristas – SP.

Um comentário:

  1. E quanto aos ônibus só andar cheio e atrasados? E alguns ônibus lotação com baratas e sujos? O que mudou, algumas linhas que circulam em rodovias deixam muitos passageiros nós pontos por horas, o que melhorou e pra quem? Para os passageiros não foi.

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