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Sob seu comando fez uma
grande revolução no transporte público da cidade, com a criação do Sistema
Interligado, que começou a ser estruturado após a aprovação da lei 13.241, em
dezembro de 2001 e é uma referência para o planejamento do transporte público,
ao estabelecer fixação de contratos duradouros e uma nova relação com os
operadores privados do sistema, obrigados a prestar serviços de qualidade, com
novas tecnologias e renovação da frota.
Investimentos em novas
tecnologias facilitou implantar BilheteÚnico que permitia os passageiros fazer
várias integrações, em um intervalo de duas horas, com o preço de uma passagem.
Tais mudanças permitiram que a classe trabalhadora, principalmente, das áreas
periféricas pudesse circular com mais facilidade pela cidade.
A partir de 2002, o novo
sistema permitiu a formação de consórcios e de cooperativas, que incluem
operadores autônomos no sistema, como os alternativos (perueiros). A
participação da sociedade em audiências públicas ajudou democratizar as
decisões que garantiu melhorias necessárias a gestão da mobilidade como
instrumento de desenvolvimento sustentado e inclusão social.
Até 2003, 5.868 veículos
novos entrassem em circulação no Sistema Interligado de Transporte Coletivo:
2.377 veículos no subsistema estrutural e 3.491 veículos no subsistema local,
no final de 2004, tinham 8 mil e, a idade média da frota, passou a ser de sete
anos e dez novos terminais de ônibus, foram entregues à população.
No Sistema Interligado de Transporte,
foram instalados 15 mil validadores eletrônicos em toda a frota de veículos coletivo
estrutural e local. Também foram distribuídos 430 mil cartões eletrônicos de
gratuidade para idosos até abril de 2004 e no final de março 500 mil estudantes
receberam cartões que permitem o pagamento da tarifa com desconto.
Com o novo plano operacional
de ações integradas houve queda sistemática nos índices médios de lentidão e o
aumento da velocidade média nas vias de trânsito rápido, que antes era de 29
km/h, passou para atualmente de 32 km/h, sendo que eram removidos diariamente
835 veículos quebrados, com tempo médio de deslocamento até o local da
interferência de 12 minutos. Estas foram algumas das ações comandadas por
Jilmar Tatto no setor de transportes que beneficiam a população.
Por:
Nailton Francisco de Souza, Secretário Nacional de Comunicação da Nova Central
e Diretor Executivo do SindMotoristas – SP.
E quanto aos ônibus só andar cheio e atrasados? E alguns ônibus lotação com baratas e sujos? O que mudou, algumas linhas que circulam em rodovias deixam muitos passageiros nós pontos por horas, o que melhorou e pra quem? Para os passageiros não foi.
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