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segunda-feira, 9 de agosto de 2021

A comunicação sindical do SindMotoristas – SP antes e depois da passagem de Edivaldo Santiago na presidência

Dentre as ações importantes implementadas por Edivaldo Santiago, assim que assumiu a presidência do SindMotoristas – SP no final de 1988, foi investir e renovar o sistema de comunicação da entidade com os trabalhadores (as). Antes a maioria do Jornal O Veículo era mensal e de 8 páginas.

No formato anterior devido o intervalo longo de uma tiragem para outra, não era possível aprofundar temas mais relevantes. E partir de janeiro de 1989 o jornal passaria a ser de 2 páginas e semanal. O departamento de imprensa passou a aceitar sugestões de matérias encaminhadas pelos diretores e trabalhadores da base.

O primeiro jornal semanal abordou os seguintes temas:

Ø  Página 1 - A informação é fundamental; Se acabar a URP tem greve geral; Categoria disse não a greve do patrão;

 

Ø  Página 2 – Transporte urbano, Greves garante conquistas. Mas é preciso ir mais longe; Nova administração, Conquistas na CMTC; Turismo e fretamento, ABC conquista Cz$ 315.000 de piso. E São Paulo vai querer também; Coleta de lixo, Baixos salários e muitos problemas.

Na visão de Edivaldo, o investimento na comunicação sindical, seria fundamental para divulgar as ações dos diretores na base e denunciar as péssimas condições de trabalho e perseguições de chefias autoritárias que ainda cultivava as práticas da ditadura militar nos locais de trabalho.

Santiago tinha claro que para atingir seus objetivos de aumentar o número de associados, de construir uma organização sólida nos locais de trabalho e arregimentar mais militantes, tinham que fazer um valioso trabalho de conscientização e disputar suas ideias com os empresários que se julgavam donos dos seus funcionários (as).

Para ele o foco da comunicação sindical deve estar no trabalhador. Pois acredita que seu maior objetivo é conectar a entidade com os trabalhadores (as) e assim gerar mais engajamento nas lutas da categoria. E que se o os representados (as) não enxergar que o sindicato é importante para ele (a), não verá motivo para apoiá-lo ou para participar de suas mobilizações. E em última instância, se não se sentir motivado a estar junto com o sindicato não verá nem motivo para ser sindicalizado.

Outro detalhe importante que faz a diferença e garante credibilidade é o conteúdo produzido. Este deve conter informações importantes, que sejam úteis e ao mesmo tempo possuam relevância. Ou seja, aquilo que ele recebe deve ter algum valor. Essa é uma das bases para construir um relacionamento saudável com a categoria. O foco da comunicação sindical deve estar no trabalhador.

E que o sindicalista precisa entender que comunicação é para a disputa de hegemonia. Sendo que o primeiro princípio é saber que a comunicação exerce papel central na disputa pela hegemonia na sociedade e deve ajudar o sindicato a conscientizar o trabalhador. Para fazer essa disputa, segundo ele, o movimento sindical precisa se apropriar das ferramentas corretas, informar e comunicar - se pelos veículos da sua entidade.

Para enfrentar os bombardeios de notícias da grande imprensa contra os trabalhadores (as) e o movimento sindical a cada minuto, Santiago defende que a comunicação do sindicato deva ter periodicidade em suas notícias para enfrentar essa avalanche de notícias contrárias. No início de sua gestão a batalha foi desafiadora, porém, compensadora, pois com 9 meses de mandato já havia avançado significativamente e registrado uma marca de lutas e conquistas na categoria.

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