No
formato anterior devido o intervalo longo de uma tiragem para outra, não era
possível aprofundar temas mais relevantes. E partir de janeiro de 1989 o jornal
passaria a ser de 2 páginas e semanal. O departamento de imprensa passou a
aceitar sugestões de matérias encaminhadas pelos diretores e trabalhadores da
base.
O primeiro jornal semanal
abordou os seguintes temas:
Ø Página
1 - A informação é fundamental; Se acabar a URP tem
greve geral; Categoria disse não a greve do patrão;
Ø Página
2 – Transporte urbano, Greves garante conquistas. Mas é
preciso ir mais longe; Nova administração, Conquistas na CMTC; Turismo e
fretamento, ABC conquista Cz$ 315.000 de piso. E São Paulo vai querer também;
Coleta de lixo, Baixos salários e muitos problemas.
Na
visão de Edivaldo, o investimento na comunicação sindical, seria fundamental
para divulgar as ações dos diretores na base e denunciar as péssimas condições
de trabalho e perseguições de chefias autoritárias que ainda cultivava as
práticas da ditadura militar nos locais de trabalho.
Santiago
tinha claro que para atingir seus objetivos de aumentar o número de associados,
de construir uma organização sólida nos locais de trabalho e arregimentar mais
militantes, tinham que fazer um valioso trabalho de conscientização e disputar
suas ideias com os empresários que se julgavam donos dos seus funcionários
(as).
Para
ele o foco da comunicação sindical deve estar no trabalhador. Pois acredita que
seu maior objetivo é conectar a entidade com os trabalhadores (as) e assim
gerar mais engajamento nas lutas da categoria. E que se o os
representados (as) não enxergar que o sindicato é importante para ele (a), não
verá motivo para apoiá-lo ou para participar de suas mobilizações. E em última
instância, se não se sentir motivado a estar junto com o sindicato não verá nem
motivo para ser sindicalizado.
Outro
detalhe importante que faz a diferença e garante credibilidade é o conteúdo
produzido. Este deve conter informações importantes, que sejam úteis e ao mesmo
tempo possuam relevância. Ou seja, aquilo que ele recebe deve ter algum valor. Essa
é uma das bases para construir um relacionamento saudável com a categoria. O
foco da comunicação sindical deve estar no trabalhador.
E
que o sindicalista precisa entender que comunicação é para a disputa de
hegemonia. Sendo que o primeiro princípio é saber que a comunicação exerce
papel central na disputa pela hegemonia na sociedade e deve ajudar o sindicato
a conscientizar o trabalhador. Para fazer essa disputa, segundo ele, o movimento
sindical precisa se apropriar das ferramentas corretas, informar e comunicar -
se pelos veículos da sua entidade.
Para
enfrentar os bombardeios de notícias da grande imprensa contra os trabalhadores
(as) e o movimento sindical a cada minuto, Santiago defende que a comunicação
do sindicato deva ter periodicidade em suas notícias para enfrentar essa
avalanche de notícias contrárias. No início de sua gestão a batalha foi desafiadora,
porém, compensadora, pois com 9 meses de mandato já havia avançado significativamente
e registrado uma marca de lutas e conquistas na categoria.
Parabéns Nailton pela retrospectiva da história do setor de transporte de passageiros parabéns
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